23/09/2009

A complexidade da vida começa em cada ser humano e se não o compreendemos, não compreendemos a nós mesmos, em toda e qualquer circunstância em que estamos envolvidos.

Veja saiu mais um café! Quentinho!!! Ah..e tem também uns biscoitinhos, hoje são amanteigados, aqueles que derretem na boca, hummm... Vamos conversando enquanto saboreamos mais este café!

Vamos começar com o indivíduo, este ser humano único, é parte primária e essencial de todo e qualquer núcleo, a começar pela família e na sociedade em geral. Caso esta pessoa não exista, não existe nada, a não ser o ambiente físico, inerte. Inerte porque? Quem dá movimento e, portanto vida a um lugar é a pessoa que está neste lugar. A prova disto é quando vamos à casa de alguém e conhecemos a sua forma de ser, e vamos a um lugar com as mesmas características dizemos “nossa, este lugar é a cara de fulano?” Como assim?? Isto significa que, ali naquele local, percebemos a mesma energia do tal fulano, porque foi a que ele imprimiu em sua casa, assim demonstrou a sua forma de ser e ficou impressa na nossa percepção. Bem, talvez seja isto que pensou o estudioso, quando registrou ser o homem autor e ator da sua própria criação.
Então, o ser humano nasce, se desenvolve e morre. Neste caminho passa por fases de crescimento, que estão interligadas entre si. Este crescimento não é só físico, é também vivencial. A junção disto pode ser chamada de desenvolvimento pessoal. A pirâmide de Maslow nos mostra isto. Mas o homem não é como os animais, ele possui uma tal de consciência, que nenhum outro animal tem, pelo menos é o que nos diz a ciência até agora.
A pirâmide de Maslow nos fala em necessidades, e entendemos que existam desde a fisiológica até a consciencial. Bem se temos necessidades, é porque temos carências, que geram estas necessidades. O que fazemos então? Vamos em busca de supri-las. Como? Aí...entram os valores. Vamos conversar sobre isto.
Existe um livro que fala de valores (“Valores: saiba o que é”, do autor Heron Beresford), que conceitua de forma bem compreensível. De qualquer forma, o valor existe quando irá suprir uma carência. Veja, se você sente sede, que é uma carência, então você gera a necessidade de água concorda? Aí, te oferecem um prato de comida, o que acontecerá? Este prato de comida não terá valor para você neste momento, ele não irá suprir a sua sede, mas a água sim. Mas se não tiver no local? Aí o valor da água aumenta. Então, os nossos valores estão diretamente ligados as nossas carências.
Agora imagina uma pessoa que não tem dinheiro, então vai e pega, para suprir sua carência, o que acontecerá? Se o dinheiro não for dele, ele vai preso, porque? Porque existem leis morais e éticas de comportamento e conduta social. Hummmm, mas e aí? Aí a gente entra no âmbito de vivencia social do individuo, mas vamos falar disto depois.
Voltando ao desenvolvimento pessoal, uma pessoa se comporta de acordo com o seu sentimento, pensamento e aí age, estabelecendo uma tríade, sente a carência, pensa como supri-las e age para supri-las e este caminho é extremamente rápido.
Agimos conforme sentimos, e sentimos conforme pensamos e acreditamos. Nosso comportamento está diretamente relacionado aos nossos conceitos, pensamentos e sentimentos. Quando falamos em conceitos, falamos em crenças, paradigmas de vida, no qual somos criados.
Quando somos crianças, vivemos de acordo com os paradigmas (crenças) dos nossos pais, que formam a base dos nossos próprios paradigmas. Na adolescência, começamos a buscar nosso lugar no mundo, começam as contestações, principalmente aos paradigmas que fomos criados. Isto é extremamente saudável! Desde que seja conduzido de uma forma, também saudável, pelos pais. Nesta fase a educação e a influencia positiva é muito importante. Ao passar esta fase, este ser humano se estabelece como pessoa e vai agir de acordo com os seus conceitos. Bem no meio de tudo isto tem a consciência, mas precisamente a consciência intencional. E assim é construída a individualidade desta pessoa, que se desenvolve, principalmente a partir de seus valores.
A sua inteligência, consciência intencional, com base em suas crenças (paradigmas) e valores, determina o comportamento do homem.
Interessante né? O que intriga são os vários comportamentos que vemos hoje em dia, e é neste âmbito que alguns estudiosos da Educação e Comportamento Humano estão centrando seus estudos. Se observarmos a nossa volta, as crianças e adolescentes principalmente, vemos as profundas mudanças que estão ocorrendo.
Quero contar aqui, com a sua autorização (não darei nomes), o pensamento de um adolescente de 14 anos, que um dia começou a dizer que quer ser muito rico, normal né? Na realidade todos nós queremos rsrsrs, mas o que me espantou são os livros que lê. Todos de economia, de educação e independência financeira, começou a aplicar a mesada na Bolsa de Valores, os pais ficaram surpresos com o seu comportamento, pois não tinham estimulado isto e só tem 14 anos!! Se preocuparam, mas logo perceberam que não era nada anormal, principalmente depois que perguntei a ele porque? Bem a sua resposta me surpreendeu, pois disse: “Quero poder ajudar as pessoas, e só posso dar o que eu tiver, então tenho que ter muito dinheiro, para fazer alguma coisa” Nos seus 14 anos, movido por um sentimento de solidariedade espontânea, e um senso de observação do mundo que nos cerca, revelou um dos preceitos da ciência de ficar rico descrito por autores famosos da área financeira motivacional. Então lhe pedi para escrever um texto sobre a sua idéia, o que fez prontamente e vou publicar aqui, para compartilhar com vocês.
O que chama atenção, além da idade, são os valores que demonstra no seu comportamento, numa idade teoricamente egocêntrica, há um processo valorativo social, que desperta um dos valores humanos essenciais, a solidariedade. Sabe, percebi que outros adolescentes também têm este sentido social, ainda são muito poucos, mas eles existem!!! Infelizmente ainda vemos outros comportamentos que ultrapassam todo e qualquer senso de valores humanos essenciais...inclusive com um grau de crueldade...mas podemos acreditar que o mundo tem chance!!! Ah!! E como tem!! Qual a relação com as carências e necessidades?? Complexo né?

E o café? Acabou? Vou fazer mais tá? E pegar mais uns biscoitinhos! Enquanto isto diz o que você acha deste assunto, já volto!

6 comentários:

  1. Carências, necessidades...
    O grande desafio é identificar as necessidades que temos ou tomar consciência dsa necessidades que temos e achar um meio de satisfazê-las. Uma coisa é certa: a pirâmide de Maslow precisa ser reorganizada, para atender a nova dinâmica da demanda de necessidades em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu querido amigo Leo, realmente é um grande desafio, mas, sem medo de errar, posso te dizer que grande parte deste desafio está na forma como vemos a nós mesmo no mundo. O progresso e a tecnologia nos trouxe muitos benefícios, mas transformou a estrada da vida em mão única, a exterior. Aí, as pessoas passaram a não mais se contactar consigo mesmo, no processo de reflexão, o que vejo é que isto, na maioria das vezes, só acontece através da dor. A pirâmide de Maslow, nos dá uma idéia de uma parte da nossa organização como seres humanos e veja, é em relação ao indivíduo, em sua essência. As demandas da sociedade insuflam determinadas necessidades que estão pautadas em outras dimensões, que por sua vez são intrincadas ao homem, pois a teia vivencial tanto está, como é inerente a tudo isto. Mas, de qualquer forma, as necessidades e carências continuam, é o determinante da continuação da vida, sem isto...perde o sentido. Vou te contar uma história: uma amiga me disse, há um tempo atrás, que já tinha vivido tudo, que não precisava de mais nada, e estava de "porteira fechada", não tinha mais necessidade de nada. Olhei para ela espantada e num rompante disse-lhe: Nossa! É mesmo!! E quando vai ser o seu enterro?? ela se espantou e disse: Cruzes!!! Eu não quero morrer! e eu, meio sem graça...rsrsrs perguntei: "Bem então qual vai ser o sentido da sua vida agora??". Amigo, ela não tinha pensado no que tinha dito, e como dizem os indianos, "as palavras têm poder". Uns dias depois ela veio falar comigo que tinha descoberto o quanto ainda tinha por fazer. Obviamente lhe pedi desculpas, pelo meu rompante e comemorei com ela as novas necessidades, geradas pelos novos desafios..Então meu irmão, na minha opinião, não é a pirâmide de Maslow que precisa ser organizada... e sim nós, aí satisfazer as nossas necessidades será apenas uma questão de valor relativo aos nossos próprios desafios...
    Amigo, quer mais um cafezinho?? e biscoitinhos? Vamos continuar a nossa "prosa"? Vou buscar tá?

    ResponderExcluir
  3. “Quero poder ajudar as pessoas, e só posso dar o que eu tiver, então tenho que ter muito dinheiro, para fazer alguma coisa”

    Perante toda esta reflexão a respeito de comportamento e valores , esta foi a frase que impactou! Ora por ter sido dita por um menino de apenas 14 anos, que já traz em si uma pureza e uma solidariedade vindas sem cobranças ou preocupações com valores materiais, ora raramente vista como um comentário social. As pessoas não se doam, têm medo uma das outras, esperam algo em troca, e ainda não reconhecem o que de fato deveríam valorizar! As pessoas realmente se comportam de acordo com seus sentimentos, seja instintivos ou meramente programados, e é por isso que o que mais eu vejo nos dias atuais é: egocêntrismo, falta de caráter, egoísmo, soberba e falta de dignidade. E é daí que surgem doenças, instabilidades emocionais, carências excessivas, o medo de ir em busca do que mais almeja por medo do próprio ser humano que virá de encontro a você...e enfim.
    Acredito que determinadas atitudes e comportamentos não spo vem do "berço" como também são alcançadas ao longo da vivência até mesmo como proteção.
    Ah... se metade da população parasse apenas 2 minutos e meio para refletir esse texto...

    excelente!

    ResponderExcluir
  4. A propósito... a idéia de chamar p tomar um cafe com biscoitinhos amanteigados que derretem na boca me fizeram começar o texto de uma forma bastante prazerosa...hahahaha. Me senti em casa, esparramada no sofá conversando com uma amiga. Adorei!!!!
    beeeeijo

    ResponderExcluir
  5. eheehe gostou? Que bom!!! Venha sempre tomar o café e saborear os deliciosos biscoitinhos!!!
    Daniele, apesar da sua pouca idade, não me surpreende a sua "fala" e fico feliz por você ter sido impactada pela afirmação deste menino - homem de 14 anos. Sabe por que? Quando a emoção envolve uma situação, a possibilidade de reverberação no coração e na consciência, fica mais forte. Acho que vc tem potencial para muito mais do que você está se propondo. A sua percepção sobre o comportamento das pessoas é bem claro e compactuo com você. Mas...a proposta da reflexão indica o caminho da ação. O menino está se instruindo e treinando para alcançar o seu intento, para que a seu tempo, com maior maturidade possa agir. Fico feliz com jovens como você que discutem sobre a vivencia humana, com base no comportamento social, este é um primeiro passo para se construir um mundo melhor!!Não pare aí. Vamos continuar refletindo e discutindo as possiveis ações e executá-las! Dentro de poucos disa estarei colocando a carta que o menino fez sobre o assunto, para compartilhar com vocês, claro que com a autorizaçao dele!! Quando achar que pode desenvolver uma ação para auxiliar na construção de um mundo melhor, fala comigo. Por hora vamos conversando aqui.
    Vou buscar mais biscoitinhos, já vi que estes são os seus preferidos!!! e pode ficar esparramada no sofá para continuarmos a conversa! Já volto...

    ResponderExcluir
  6. Adoro a Vida!!! Gosto de estar feliz e fazer as pessoas felizes. Gosto de ajudar o próximo. Para quem me ensina, sou uma promessa. Para quem eu ensino um desafio. Para os meus amigos, sou uma fonte de inspiração, um "anjo" que os protege, ou a "luz" que vai á frente a iluminar os seus caminhos. Os meus amigos para mim, são um "poste de sustentação". Não suporto mentiras, falsidades e crueldades ou, injustiças... Posso ser muitas palavras, sendo apenas uma só. Porque sou muito mais do que palavras. Sou pura e simplesmente, definitivamente, EU....... NAMASTÊ (O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você)!!!!!! Lokah Samastah Sukhino Bhavantu (Que todos os seres em todo o lado sejam felizes)!!!!
    Fátima

    ResponderExcluir